quarta-feira, 8 de julho de 2009

De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex.

Navegar um pouco à deriva ajuda você a ampliar os horizontes?
Ampliam-se as possibilidades de conexões do tema inicialmente buscado com outras questões e conceitos? Quais? Como?

Rodrigo van Kampen 18/02/2008 às 14:55

O grande problema do hipertexto é que ele é lindo na teoria, na prática é extremamente complexo. Em primeiro lugar, há em praticamente toda a informação “digerida” (textos, manuscritos, filmes, roteiros), uma idéia central e elementos de coesão, que permitem a interpretação daquela informação.
Em um texto hiper-segmentado, ou seja, em uma total falta de linearidade, essa idéia central desaparece, e a compreensão daquilo que está sendo passado (que é o objetivo maior de uma informação) se perde.
O hipertexto ideal teórico ainda não é possível ser realizado em sua plenitude sem comprometer a sua compreensão. Por isso hoje em dia se buscam os “meio termos”, textos com referências, interconexões que se complementam. Mas cada unidade tem que ter um sentido e uma compreensão intrínseca somente a ela, que pode ser ampliada com os sentidos das outras unidades, e não que dependam dela para a compreensão do todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário